cirurgia-plastica

Idade adequada para cirurgias plásticas

Embora tenhamos visto muitos casos de pessoas que fazem cirurgias plásticas sem a menor necessidade, as mesmas têm o objetivo de promover o bem estar de pessoas que precisam corrigir alguma imperfeição no corpo não importa o motivo. Nesse post vou falar de um assunto delicado e pertinente: Existe ou não idade adequada para cirurgias plásticas, é o que responde o nosso cirurgião plástico?

A indicação desse tipo de cirurgia é uma questão bastante delicada, pois tudo depende da necessidade e realidade pessoal de cada um. O profissional é responsável por mostrar os reais resultados para que o paciente decida se é aquilo mesmo que ele deseja.

Cabe também ao cirurgião plástico decidir se realmente há indicação de determinado procedimento ou aquilo pode colocar a vida do paciente em risco. Embora muita gente não saiba, um médico pode se recusar a realizar uma intervenção se julgar inadequada.

A questão da idade adequada para cirurgias plásticas também vai depender do tipo de problema que será corrigido. O número de meninas ainda na adolescência que desejam mexer no corpo tem aumentado e isso se deve à padronização da beleza.

Todo mundo deseja ter o corpo da atriz tal, o nariz de alguém etc. Mas é preciso certa maturidade no momento de fazer essas escolhas. Por conta disso, menores de 18 anos precisam ter autorização dos responsáveis para passar por esses procedimentos.

cirurgia-plastica

Saiba qual a idade adequada para cirurgias plásticas

O ideal é que as cirurgias plásticas só sejam realizadas depois que as transformações naturais do corpo estiverem terminadas, ou seja, não são indicados os procedimentos em adolescentes.

No caso das mulheres é melhor aguardar pelo menos por dois anos após a chegada da menstruação, pois é a partir daí que os hormônios passam a se estabilizar.

É complicado, por exemplo, fazer uma cirurgia de implante mamário em uma adolescente que depois de algum tempo ainda sofrerá transformações em seu corpo.

Em relação a fazer cirurgias plásticas na terceira idade, tudo vai depender do estado de saúde da pessoa, aliás, o estado de saúdo é requisito para realização de qualquer procedimento cirúrgico não importa qual for a idade.

Cada caso é um caso e deve ser analisado pelo profissional de maneira criteriosa e responsável, mas existem algumas recomendações que devem ser seguidas. Confira essa tabela.

Cirurgia de orelha de abano (Idade mínima: 2 anos/ idade máxima: não tem)

Seios (Idade mínima: 14 e 15 anos/ idade máxima: não tem)

Pálpebras, rugas e pescoço (Idade mínima: 14 e 15 anos/ idade máxima: não tem)

Nariz (Idade mínima: 14 e 15 anos/ idade máxima: não tem)

Plásticas abdominais, lipoaspiração e lipoescultura (Idade mínima: 14 e 15 anos/ idade máxima: não tem)

É bom salientar que essas recomendações foram apresentas pelo Conselho Regional de Cirurgia Plástica e deve ser levado em consideração por todos os profissionais que atuam na área.

Fechando esse nosso post, afirmo que a melhor alternativa na hora de tomar a decisão de fazer ou não algum procedimento é conversar com seu cirurgião para tirar qualquer dúvida, inclusive em relação a idade adequada para cirurgias plásticas.